quinta-feira, 24 de maio de 2007

A China e Índia as grandes potências económicas do séc. XXI.

A CHINA

Em Janeiro de 2005 a China ocupava o 7º lugar do ranking de avaliação da economia mundial,actualmente estima-se que tenha já ultrapassado a economia francesa e a inglesa,ficando apenas atrás das economias alemã, japonesa e norte-americana.Com um crescimento superior aos 10% em 2005 e 2006 prevê-se ainda que,em 2008 - a economia chinesa ultrapasse a alemã, ficando apenas atrás dos EUA e do Japão.
Ora, com um crescimento dna ordem de 1% do PIB mundial em 1975, a China passou pra 6% do PIB mundial em 2006, estimando-se que - ao ritmo a que tem progredido - possa atingir 15% do PIB mundial em 2020.Lembremos-nos ainda que a população chinesa é de 1300 milhões.

A ÍNDIA

Assente, na procura interna e no investimento público, a Índia assume hoje um papel crescente na economia e na política mundial. Além de ser o segundo país mais populoso do mundo (com cerca de 1100 milhões de habitantes) é também o segundo país do mundo - com o PIB próximo dos 9% ao longo de 2006 - que mais prospera a seguir à China. A verdade é que, embora sujeita a diversos condicionalismos, a economia indiana prossegue a um ritmo assinalável e o governo indiano fixou já um objectivo ambicioso de crecimento de 10% ao ano até 2011, transformando assim o país numa potência económica.

3 comentários:

vitorpt disse...

Caro Mário Vieira, esse crescimento da China é todo legal ou inclui a economia paralela? e os gastos do comité central estão incluídos?
O gajo que comia 1 prato de arroz e agora come dois, melhorou a sua economia em 100% ou ficou mais preso dos intestinos?
E outra coisa, um economista de 1,65m de altura precisa de um IVA a 35% para ter superavit?

Marius disse...

Amigo Vitor Lúcio!
Apraz-me registar com agrado o seu rico comentário (rico é ironia...) ao meu texto.
Você é um mestre na arte de bem dispôr , mas de economia internacional percebe muito pouco. Sugiro-lhe que compre uns livros sobre noções básicas de economia...eles até nem são caros...e olhe pode aproveitar a próxima feira do livro.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.